SOBRE

Salomão Medeiros é Engenheiro Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutor em Recursos Hídricos e Ambientais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Pesquisador Titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Ex-Diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). Atualmente, é Pesquisador no Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sumé, e Popularizador da Ciência e do Conhecimento.

Formação Acadêmica

1992

Iniciei a minha carreira acadêmica como Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EASFS), hoje Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Sousa, durante o período de 1990 a 1992.

1999

Sou graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus II, Campina Grande-PB; hoje a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ingressei no curso em 1994, vindo a concluir em 1999. Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a supervisão do Prof. Hans Raj Gheyi, desenvolvendo atividades pesquisa nos temas: salinidade e uso de águas salinas na agricultura.

2002

Em 2000 iniciei o mestrado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, área de concentração Irrigação e Drenagem, vindo a concluir em 2002. Nesse período me dediquei as pesquisas ligadas ao gerenciamento e uso racional de água em perímetros irrigados, sob a supervisão do Prof. Antônio Alves Soares, e tendo objeto de estudo o Perímetro Irrigado de Pirapora-MG. Esse biênio foi bastante frutífero no campo da pesquisa e das relações humanas, devido as inúmeras interações com pesquisadores de várias regiões do País. Já na formação complementar participei de cursos de curta duração nos temas: Fertirrigação, Modelagem computacional fluxo hídrico subterrâneo, Águas Subterrâneas e Política Estadual e Nacional de Gerenciamento Recursos Hídricos.

2005

O meu doutorado (2002 – 2005) também foi realizado na UFV, no mesmo programa de Pós-Graduação e com a supervisão do Prof. Antônio Alves Soares. A área de concentração foi a de Recursos Hídricos e Ambientais, e o foco foi no reúso de águas residuárias para fins agrícolas, tema esse pouco estudado no País a época. O trabalho desenvolvido analisou as alterações física e químicas do solo e do estado nutricional do cafeeiro em resposta à fertirrigação com água residuária de origem doméstica. Este período foi de um profundo amadurecimento técnico-científico e de uma excelente produtividade científica, além do alargamento da network.

2008

Em 2008, com intuito de aprofundar o conhecimento na temática reuso de águas residuárias para fins agrícola, realizei um treinamento no Centro de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (CINADCO), no Estado de Israel. Os temas abordados focavam nas principais tecnologias de tratamento de esgoto para reúso agrícola; o reúso de águas como ferramenta de gerenciamento de recursos hídricos em regiões áridas; e a tecnologia de dessalinização de água do mar para abastecimento urbano.

2009

No período de 2008 a 2009 cursei um MBA em Gestão Pública: Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável, pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (FUNDACE/USP). Nesse período realizei um estudo das possibilidades e desafios do reúso de águas no Brasil.

Experiência Profissional

2007

Na Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e Parnaíba (CODEVAF), entre 2007 a 2009, ocupei o cargo de Técnico em Desenvolvimento Regional e de Chefe da Unidade Regional de Apoio Hidroagrícola. Nesse período fui responsável pela coordenação e supervisão das atividades de operação e manutenção da infraestrutura de uso comum dos projetos de irrigação: Formoso A/H, Estreito, Nupeba, Riacho Grande, Barreiras Norte e Mirorós.

2009

Desde 2009 sou pesquisador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), atuando até 2020 no Instituto Nacional do Semiárido (INSA), como pesquisador titular da área de recursos hídricos. Nesse período fui responsável pela implantação e coordenação da área de recursos hídricos. Entre 2011 a 2019 ocupei os cargos de Assessor Técnico, Diretor Substituto e Diretor Geral. Entre 2012 a 2014, ocupei também o cargo de presidente da Associação Brasileira de Captação e Manejo da Água de Chuva (ABCMAC).

2018

Desde de 2008 sou Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sumé.

2020

Atualmente sou pesquisador do Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).